Criar uma Loja Virtual Grátis
Imagens da semana!
Imagens da semana!

                  Os vírus

                      light-virus-1

 

 

Os vírus apresentam várias formas: podem ser cilíndricos ( como o TMV), arredondados, poliédricos e até parecer um espermatozóide, com uma “cabeça” e uma “cauda”, caso dos bacteriófagos ( fagos ), que parasitam bactérias. Seu tamanho varia de 17 nm a 300 nm.

Nos vírus o material genético pode ser o DNA ou o RNA, mas nunca os dois juntos. O DNA ou RNA pode ser de fita simples ou de fita dupla. Em qualquer caso, o ácido nucléico sempre está envolvido por uma camada de proteínas chamada capsídeo. O conjunto formado pelo ácido nucléico e pelo capsídeo é o víron, a partícula viral individual. Existe ainda, em alguns vírus, uma espécie de envelope ou cápsula externa, de composição lipoprotéica, muitas vezes derivada da membrana plasmática  das células infectadas. Essa cápsula também contém proteínas e glicoproteínas feitas pelo próprio vírus. Pode haver, em alguns vírus, algumas poucas enzimas no inferior do capsídeo.

Os Vírus são parasitas obrigatórios, isto é, têm de estar no interior das células hospedeiras para poderem funcionar. Isso porque eles dependem de toda a “ máquina” celular, como ribossomos e enzimas, para se multiplicar. Com isso, todo o metabolismo das células parasitadas se altera, e elas acabam morrendo.

A especificidade é outra característica dos vírus: cada espécie somente se reproduz dentro de determinado tipo de célula. Há os que parasitam apenas vegetais, e os que vivem somente em tecidos animais. No caso do ser humano, por exemplo, os vírus do sarampo, da catapora e do herpes vivem nas células da pele ou das mucosas; o da poliomielite e o da hidrofobia (raiva), no sistema nervoso.

 

ADICONADO EM: 11/03/11